TJBA INAUGURA MAIS UM CEJUSC

QUINTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2022 ÀS 22:22
Compartilhar:

Aconteceu na última quarta-feira, dia 17, a inauguração de mais um CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos), desta vez, na cidade de Conceição do Almeida, localizada a 168 Km da Capital. Conceição do Almeida conta a população de 17.889 habitantes, conforme censo de 2010, que passam a contar com mais este serviço prestado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

 

Com a inauguração dessa 4ª nova unidade no corrente ano, o NUPEMEC cumpre um objetivo do Conselho Nacional de Justiça e do próprio Tribunal de Justiça da Bahia, no sentido de facilitar o acesso à Justiça e, ao mesmo tempo, promover a pacificação social ao adotar a política pública nacional de aplicação dos métodos adequados de solução de conflitos. 

 

Merece destaque que no mês de julho foram inauguradas as unidades Alagoinhas e Riachão das Neves, e agora, em agosto de 2022, além da cidade de Conceição do Almeida, houve também a inauguração do CEJUSC da comarca de Castro Alves.

 

Vale mencionar que o CEJUSC oferecerá orientação jurídica e realizará as audiências autocompositivas, à luz dos métodos consensuais de resolução de conflitos nas áreas de família, cível, consumo e fazendário, sem custos, sem demora e sem grandes formalidades, o que se traduz em grandes benefícios para toda população.

 

Assim, o Poder Judiciário, com o relevante apoio das prefeituras locais, vem cumprindo a sua missão de levar a Justiça para todos os cidadãos através da oferta de práticas de mediação e de conciliação alicerçadas no diálogo e na cooperação entre as pessoas, visando à solução de conflitos de interesses.

 

O evento na cidade de Conceição do Almeida ocorreu com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Nilson Castelo Branco, da Desembargadora Cinthia Resende, Juízes de Direito Ícaro Almeida Matos (assessor da Presidência) e Felipe Pacheco Cavalcanti (coordenador do CEJUSC), autoridades, servidores do Poder Judiciário e parcela da população.