Desembargadora Marielza Brandão esclarece dúvidas sobre a 1ª Semana Estadual de Conciliação – Podcast Justiça Explica

QUINTA-FEIRA, 06 DE JUNHO DE 2024 ÀS 12:10
Compartilhar:

Você sabe o que é conciliação? É o meio de solução de conflitos no qual uma pessoa, conhecida como conciliador, auxilia as partes a chegarem a um acordo. O Podcast Justiça Explica, da Rádio Web do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), aborda a temática, em um novo episódio, com a participação da Desembargadora Marielza Brandão Franco, Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).  

O podcast faz parte das ações de divulgação da Semana Estadual de Conciliação que acontece no TJBA no período de 10 a 14 de junho. O evento visa fortalecer as ferramentas de resolução consensual de conflitos e reduzir, significativamente, o acervo de processos no Judiciário baiano.  



Na entrevista, a Magistrada destacou as vantagens da conciliação. “Um pedido de audiência de conciliação, na fase pré-processual, evita uma demanda judicial com a necessidade de ter um advogado ou até procurar a Defensoria Pública, que, às vezes, demanda bastante tempo e custos. Com isso, você já pode ir diretamente em um dos nossos núcleos, os CEJUSCs, espalhados em toda a cidade e no interior do estado também”, explicou.

 

 

Os Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC) são unidades do Poder Judiciário às quais compete, preferencialmente, a realização das sessões e das audiências de conciliação e mediação a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação às pessoas que possuem dúvidas e questões jurídicas (artigo 8º da Resolução CNJ n. 125/2010). Os endereços dos CEJUSC podem ser acessados pelo Portal do TJBA ou clicando aqui.

 

O novo episódio do Podcast Justiça Explica vai ao ar nos dias 4 e 7 de junho, às 10h e 16h. Para acompanhar o episódio, clique no botão “Rádio Web TJBA”, localizado no lado direito do site do Tribunal. Cabe salientar que a entrevista, também, estará disponível no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube, assim como os episódios anteriores dos demais podcasts.